sexta-feira, dezembro 02, 2005

Festa de Despedida da Ana Paula & Luiz Simione



Luiz, Ana Paula, Bia & Duda estarao retornando ao Brasil depois de terem passado um ano e meio em Hong Kong... a festa de despedida foi gostosa e claro que com lagrimas, mas todos desejam muita felicidade nesta nova fase da vida dos Simiones.

segunda-feira, novembro 28, 2005

Associação Brasil Hong Kong

Associação Brasil Hong Kong

“Viver e não ter a vergonha de ser feliz...” Gonzaguinha

“Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser,
Sempre desejada por mais que esteja errada,
Ninguém quer a morte, só saúde e sorte,
E a pergunta roda, e a cabeça agita.
Fico com a pureza das respostas das crianças:
É a vida! É bonita e é bonita!
É a vida! É bonita e é bonita! “

domingo, novembro 27, 2005

Retrospectiva Coordenação 2005 HK



Janeiro

Jorn@leco:
Texto “Alma Brasileira”

Almoço na casa da Ana Paula Simione com a presença da brasileira Marjory Vendramini. Mulher brasileira forte e determinada que fundou e dirige dois orfanatos em Macau. O Berço, o qual abriga 18 crianças entre 0 a 3 anos de idade. E a Fonte de Esperança, que abriga 24 crianças com idades acima de 3 anos.

Fevereiro

Jorn@leco:
Tsunami
Texto sobre a tropicalidade brasileira

O almoço foi oferecido pela Paula Marcondes, e contamos com a presença da Jill e do David que dividiram conosco suas experiências em como ajudar os sobreviventes do Tsunami. A Associação/associados doaram aos sobreviventes do Srilanka um total de HKD1.500 durante o almoço.

Playgroup oferecido pela Margareth, Lucca & Thomas.


Seleção Brasileira em Hong Kong.

Março

Jorn@leco:
Dia Internacional da Mulher
Mulheres Brasileiras que fazem história
Cidade de Paraty

Festa de carnaval no “The Edge” estreiando nossa parceria com o DJ Gringo.

O almoço mineiro foi elaborado por Adriana, Berenice e Marcia e dedicado exclusivamente para as mulheres comemorando o dia internacional da mulher... A ABHK sorteou jóias, ingressos para o Show do Poncho Sanchez, e artigos de beleza do cabelereiro “The Firm” que nos honrou com suas demonstrações, fincando cada vez mais esta ótima parceria.

Play Group no Victoria Park: Feliz Páscoa.

Abril

Jorn@leco:
Descoberta do Brasil
Dia do Indio
Estado do Maranhão


Mariela, William e Mark ofereceram o playgroup do “Índio” delicioso… todas as crianças se pintaram e brincaram muito.

Mutirão Crossroads

Maio

Jorn@leco:
Dia do Trabalho
Dia das Mães
Anna Jarvis
Sudeste Brasileiro

O almoço foi em Discovery Bay organizado pela Sandy, que morou em Hong Kong por tanto tempo e que nos recebeu de uma forma tão carinhosa e especial em sua despedida.

O Playgroup do mes foi oferecido pela Claudia e Felipe e comemoramos o dia do trabalho e o Dia das Mães.

Chegaram em Hong Kong: Marina e Fernando Oliveira e Cesario Schurt.

Brinde de despedida a Paula e a Vivi que mudaram para Seul.
Homenageamos o trabalho da Brasileira Iza Rainbow e de Edwin Rainbow que levou um pouco de alegria e esperança para essas crianças no Sri Lanka. E o agradecimento especial a aqueles que contribuíram com as doações.

Junho

Jorn@leco:
Festa de São João
Cultura, Religião e Formação do povo Brasileiro
DRAGON BOAT FESTIVAL

Almoço italiano oferecido pela Cláudia Corsino. Contamos com a presença da Sônia e Moniquinha, que já moraram em Hong Kong e hoje vivem na Alemanha. Aproveitamos também para desejar a Cláudia e família muita sorte e sucesso na nova fase de vida morando na Bélgica.

Daniela Demoro e time venceram o Dragon Boat festival de Discovery Bay!

Chegaram em Hong Kong: Rose & família e Sergio Noseda.

Daniela Demoro e família mudaram-se para Shanghai.

Julho

Jorn@leco:
Dia dos Avós
Biografia de Bruce Lee
Biografia de Brandon Lee
Estado da Bahia

Evelin & Aaron ofereceram o Playgroup do mes.

O almoço foi agradabilissimo no restaurante Café Siam (Thai restaurant).

E dia 17 de julho, nasceu Anisha, a mais nova integrante da família da Claudia, Prashant e Felipe Kedia.

Chegaram em Hong Kong: BERNARDO, CHRIS AMBROSIO E ROSIMERI ANDRADE.

Agosto

Jorn@leco:
Bossa Nova
Dia dos Pais
Cidade do Rio de Janeiro

Almoço do Dia dos Pais. Dia dos Pais no Brown Restaurant.

No dia 24 de agosto de 2005 nasceu Ingrid a mais nova integrante da família da Magnus, Viviane e Sofia Montan.

Chegaram em Hong Kong: Ana Cristina Wisbeck, Fernanda, Monica Borges, e Ana Paula e Marcio Lazarini.

Setembro

Jorn@leco:
Um Pouco da nossa História (Independencia)
Homenagem a VINICIUS DE MORAES e TOM JOBIM
Garota de Ipanema

Festa de Independência do Brasil, no Restaurante Madisons.
Exposição de esculturas em jornal “Personagens do Brasil” da artista plástica: Edna Batista. O valor arrecadado foi doado para o “Projeto Lace” (http://www.lace.org.br/).

Chegaram em Hong Kong: Iva Llobregat e família.

Almoço do mes: Feijoada na casa da Priscila.

Outubro

Jorn@leco:
Padroeira do Brasil: Nossa senhora de Aparecida
Romaria - Renato Teixeira
Como surgiu o Dia das Crianças

Almoço oferecido pelo Cesario em homenagem a”Cozinha da Ofélia” .

No dia 01 de outubro de 2005 nasceu Julia Beatrice a mais nova integrante da família da Suzi e William Hendriks.

Helen e João Pedro ofereceram o Playgroup divertidissimo na praia.

Carnaval no La Bodega com o DJ Gringo tocando e mais uma feijoada no Domingo. Primeiro Carnaval em Lan Kai Fong com uma casa totalmente brasileira!!!

Nasceu Jose Senra Duque Neto o mais novo integrante da família da Mariana, Berenice e José Senra Duque.

Chegou em Hong Kong: Vera Lucia (Valucha).

Novembro

Jorn@leco:
Brasília
O Que É a Democracia?
Eleitor
Voto feminino

Almoço oferecido pela Claudia Kedia, contamos com a presença da Camola que dividiu conosco suas experiências no decorrer deste ano em como ajudar os sobreviventes do Tsunami na Thailandia.

Festa de Despedida Ana, Luiz, Bia e Duda.

Dezembro

Almoço de Natal sera oferecido pela Afifi no dia 9 de dezembro as 12.30.

Brasileirinhos...









O Que É a Democracia?

Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo.
Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.
 Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos.
 Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade.
 A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias.
 As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo em nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível.
 As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade.
 As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo.
 A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário.
 As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.
 Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades.
 As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

O Eleitor

Um dos pressupostos da democracia é a participação política do povo, que tem no voto a sua principal forma de expressão política.No Brasil, o direito ao exercício do voto foi excludente em diferentes períodos de sua história e a legislação eleitoral foi progressivamente alterando o perfil do eleitor.Durante o período colonial, as únicas condições exigidas ao eleitor eram a idade-limite de 25 anos e residência e domicílio na circunscrição.No Império (1822-1889), a idade mínima permaneceu em 25 anos, à exceção dos casados e oficiais militares, que podiam votar aos 21 anos. O voto, porém, passou a ser censitário e excluiu, ainda, os religiosos e quaisquer outros que vivessem em comunidade claustral, além de libertos, criados de servir, praças de pré e serventes das repartições e estabelecimentos públicos.Na República Velha (1889-1930), a idade mínima passou a ser de 21 anos e foi abolido o voto censitário. Em 1882, o analfabeto perde o direito de votar, cassado pela Lei Saraiva, que estabeleceu o chamado "censo literário".


Voto feminino
O Código Eleitoral de 1932 estendeu a cidadania eleitoral às mulheres.A potiguar Celina Guimarães Vianna, da cidade de Mossoró, foi a primeira eleitora do Brasil.A Constituição de 1934 estabeleceu a idade mínima obrigatória de 18 anos para o exercício do voto. Durante o regime militar, iniciado em 1964,não houve, na legislação eleitoral, qualquer progresso quanto ao direito de voto.A Emenda Constitucional nº 25/85 devolve ao analfabeto o direito de votar, agora em caráter facultativo.A Constituição de 1988 estabelece que o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os maiores de 70 anos e para os jovens entre 16 e 18 anos. Renata Cristina Rabelo Gomes foi alistada como o primeiro eleitor maior de 16 e menor de 18 anos.

Você sabia... Brasilia

Você sabia...
Brasília fica no Distrito Federal, na região central do Brasil - verdadeiro coração do País -, dentro do Estado de Goiás. E não foi formada ao acaso. Destaca-se, em todo o mundo, pela aplicação dos princípios da Carta de Atenas, de 1943 - integrada a uma estratégia de desenvolvimento e auto-afirmação nacional.A capital do Brasil é a única cidade do mundo - construída no século XX –considerada, desde 1987, Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, órgão das Nações Unidas. Motivos para esse reconhecimento não faltam: a jovem cidade, inaugurada em 1960, surpreende até os mais experientes viajantes. Brasília é resultado de um moderno projeto urbanístico criado por Lúcio Costa. Visto de cima, o plano-piloto da cidade lembra o formato de um avião – muitos preferem dizer que é um pássaro de asas abertas –, embora a concepção de seu urbanista tenha previsto o formato de uma cruz, que sinaliza posse.O projeto da cidade até hoje é referência quando o assunto é planejamento urbano. Sua idéia de envolver prédios residenciais em grandes áreas urbanas, traçar a cidade a partir de enormes avenidas e dividi-la em setores, tem provocado intensa reflexão e debates sobre a vida nas grandes cidades no século XX.Destacam-se também obras de artistas como Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão, Marienne Peretti, Volpi, Di Cavalcante, Victor Brecheret e Burle Marx que se integram à arquitetura, conferindo à cidade uma paisagem única.Palco de manifestações políticas, shows de rock e festivais de cinema, Brasília é uma cidade cosmopolita, com cerca de 90 embaixadas, numerosos restaurantes e uma enorme estrutura pronta para abrigar eventos de todos os tipos. Diante disso, um dos destaques da cidade é o turismo de negócios, que cresce a cada dia, lotando as dezenas de hotéis espalhados pela capital federal. Brasília é um pouquinho de cada parte do Brasil. A construção de uma capital federal no coração do País demandou grande mão-de-obra e atraiu gente de todos os cantos do território nacional. O resultado é a rica cultura brasiliense que existe hoje, uma mistura genuína do povo mais alegre e hospitaleiro do mundo. Conheça Brasília você também. Quem vem, vira fã.

Saiba como surgiu o Dia das Crianças

Dia das Crianças no Brasil: A criação do Dia das Crianças no Brasil foi sugerido pelo deputado federal Galdino do Valle Filho na década de 1920. Arthur Bernardes, então presidente do Brasil, aprovou por meio do decreto de nº 4867, no dia 5 de novembro de 1924, a data de 12 de outubro como o dia dos pequenos. O Dia das Crianças só passou a ser comemorado mesmo em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela fez uma promoção junto com a empresa Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas. A idéia das duas empresas deram tão certo que outros comerciantes resolveram adotar a mesma estratégia. E assim, dia 12 de outubro é dia de criança ganhar presente!
Dia das Crianças no Mundo: Muitos países comemoram o Dia das Crianças em outros dias do ano. Na Índia, é em 15 de novembro. Em Portugal e Moçambique, a comemoração acontece no dia 1º de junho. Na China e no Japão, a comemoração acontece em 5 de maio.
Dia Universal da Criança: A Organização das Nações Unidas, também conhecida como ONU, comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de novembro. Foi nessa data que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

Romaria - Renato Teixeira

E de sonho e de póO destino de um sófeito eu perdido em pensamentosobre o meu cavaloÉ de laço e de nóDe gibeira ou jilóDessa vida cumprida a sol Sou caipira pirapora nossaSenhora de AparecidaQue ilumina a mina escurae funda o trem da minha vidaSou caipira pirapora nossaSenhora de AparecidaQue ilumina a mina escurae funda o trem da minha vida
O meu pai foi peãoMinha mãe solidãomeus irmãos perderam-se na vidaa custa de aventurasDescasei, jogueiinvesti, desistiSe há sorte eu não sei nunca vi. Sou caipira pirapora nossaSenhora de AparecidaQue ilumina a mina escurae funda o trem da minha vidaSou caipira pirapora nossaSenhora de AparecidaQue ilumina a mina escurae funda o trem da minha vida
Me disseram porémque eu viesse aquipra pedir em romaria e precePaz nos desaventosComo não sei rezarSó queria mostrarMeu olhar, meu olhar, meu olharSou caipira pirapora nossaSenhora de AparecidaQue ilumina a mina escurae funda o trem da minha vidaSou caipira pirapora nossaSenhora de AparecidaQue ilumina a mina escurae funda o trem da minha vida

Padroeira do Brasil: Nossa Senhora de Aparecida

O Rio Paraíba, que nasce em São Paulo e deságua no litoral fluminense, era limpo e piscoso em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves resgataram a imagem de Nossa Senhora Aparecida de suas águas. Encarregados de garantir o almoço do conde de Assumar, então governador da província de São Paulo, que visitava a Vila de Guaratinguetá, eles subiam o rio e lançavam as redes sem muito sucesso próximo ao porto de Itaguaçu, até que recolheram o corpo da imagem de Nossa Senhora. Na segunda tentativa, trouxeram a cabeça e, a partir desse momento, os peixes pareciam brotar ao redor do barco.
Durante 15 anos, Pedroso ficou com a imagem em sua casa, onde recebia várias pessoas para rezas e novenas. Mais tarde, a família construiu um oratório para a imagem, até que em 1735, o vigário de Guaratinguetá erigiu uma capela no alto do Morro dos Coqueiros. Como o número de fiéis fosse cada vez maior, teve início em 1834 a construção da chamada Basílica Velha. O ano de 1928 marcou a passagem do povoado nascido ao redor do Morro dos Coqueiros a município e, um ano depois, o papa Pio XI proclamava a santa como Rainha do Brasil e sua padroeira oficial.
A necessidade de um local maior para os romeiros era inevitável e em 1955 teve início a construção da Basílica Nova, que em tamanho só perde para a de São Pedro, no Vaticano. O arquiteto Benedito Calixto idealizou um edifício em forma de cruz grega, com 173m de comprimento por 168m de largura; as naves com 40m e a cúpula com 70m de altura, capaz de abrigar 45 mil pessoas. Os 272 mil metros quadrados de estacionamento comportam 4 mil ônibus e 6 mil carros. Tudo isso para atender cerca de 7 milhões de romeiros por ano.

Convite da Festa de Independencia do Brasil

Garota de Ipanema

Vinicius de Moraes fez uma primeira versão para a letra desta música, que então se chamava "Menina que passa":
Vinha cansado de tudo / De tantos caminhos / Tão sem poesia / Tão sem passarinhos / Com medo da vida / Com medo de amar Quando na tarde vazia / Tão linda no espaço / Eu vi a menina / Que vinha num passo / Cheio de balanço / Caminho do mar

Mas nem Tom nem Vinicius gostaram da letra. Mais tarde, Vinicius fez a versão definitiva, inspirado pela graça de Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, que frequentemente passava em frente ao Bar Veloso (hoje chamado "Garota de Ipanema"), em Ipanema, na esquina das ruas Prudente de Morais e Montenegro (atualmente Rua Vinicius de Moraes). Tom e Vinicius eram presenças frequentes no bar, com mesinhas na calçada e um ótimo chope. Heloísa morava na Rua Montenegro 22, entre a Prudente de Morais e a praia. Dois anos e meio depois é que Heloisa soube que suas caminhadas pela Rua Montenegro haviam feito dela a musa desta canção com a revelação de Vinicius:

“Seu nome é Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, mas todos a chamam de Helô. Há três anos atrás ela passava, ali no cruzamento de Montenegro e Prudente de Morais, em demanda da praia, e nós a achávamos demais. Do nosso posto de observação, no Veloso, enxugando a nossa cervejinha, Tom e eu emudecíamos à sua vinda maravilhosa. O ar ficava mais volátil como para facilitar-lhe o divino balanço do andar. E lá ia ela toda linda, a garota de Ipanema, desenvolvendo no percurso a geometria espacial do seu balanceio quase samba, e cuja fórmula teria escapado ao próprio Einstein; seria preciso um Antônio Carlos Jobim para pedir ao piano, em grande e religiosa intimidade, a revelação do seu segredo. Para ela fizemos, com todo o respeito e mudo encantamento, o samba que a colocou nas manchetes do mundo inteiro e fez de nossa querida Ipanema uma palavra mágica para os ouvintes estrangeiros. Ela foi e é para nós o paradigma do bruto carioca; a moça dourada, misto de flor e sereia, cheia de luz e de graça mas cuja a visão é também triste, pois carrega consigo, a caminho do mar, o sentimento da que passa, da beleza que não é só nossa - é um dom da vida em seu lindo e melancólico fluir e refluir constante."


Olha que coisa mais linda Mais cheia de graça É ela menina Que vem e que passa Num doce balanço, a caminho do mar
Moça do corpo dourado Do sol de Ipanema O seu balançado é mais que um poema É a coisa mais linda que eu já vi passar Ah, porque estou tão sozinho Ah, porque tudo é tão triste Ah, a beleza que existe A beleza que não é só minha Que também passa sozinha Ah, se ela soubesse Que quando ela passa O mundo sorrindo se enche de graça E fica mais lindo Por causa do amor

Tom Jobim

Tom Jobim
Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu no Rio de Janeiro em 25 de Janeiro de 1927.

Desde muito jovem, Jobim começou a estudar violão e aos 13 anos se interessou pelo piano. Em 1941, começou a cursar Arquitetura, mas logo desistiu para se tornar músico. Ele tocava em bares e night clubs no Rio e em 1954 fez seu primeiro sucesso como compositor, Teresa da Praia, que foi gravado por Lucio Alves e Dick Farney.

Em 1956, Vinicius de Moraes, convidou Tom Jobim para compor algumas músicas para sua peça teatral e Tom compôs Se todas fossem iguais a você e A Felicidade, e a partir desse momento uma longa e duradoura parceria teve início.
Em 1959, Tom uniu talentos com João Gilberto. O disco de Gilberto Chega de Saudade foi o marco inicial da Bossa Nova. As músicas que Tom compôs para esse disco Desafinado e Samba de una Nota Só abriram caminho para a sua carreira internacional.

Em novembro de 1962, Tom se apresentou no Festival de Bossa Nova em Carnegie Hall, NY. No ano seguinte, ele gravou um disco com o saxofonista Stan Getz e em 1967 fez parceria com Frank Sinatra. Muitas de suas canções foram traduzidas para o inglês e ficaram entre as músicas mais tocadas das listas americanas: Eu sei que vou te amar, Garota de Ipanema, Águas de Março, Ela É Carioca entre outras.
Nos anos 90, Jobim escreveu canções baseadas na natureza brasileira (Passarim, Urubu, etc), mantendo sua sofisticação e adicionando efeitos orquestrais. Tom Jobim faleceu no dia 8 de dezembro de 1994, em Nova York.
Tom desafinou a bossa nova, cantou o amor, o silêncio do namoro, a expressão dos olhares. Cantou Heloísas, Luízas, Lígias e Teresas. Tom Jobim musicou de maneira real e imaginária nossa terra, nossos bichos, nossas matas, suas sombras, ruídos, seus vôos e movimentos. São sons suaves, leves, às vezes brincalhões, mas acima de tudo, sons brasileiros. Tom sonha e canta o positivo, o lado mágico de uma terra feita do que é bom, isso sem nunca deixar de mostrar nossos contrastes. Chico Buarque já disse: o maior orgulho que podemos ter é nosso maestro soberano, o Antônio Brasileiro.

Vinicius de Moraes

Vinicius de Moraes nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Seu pai, Clodoaldo Pereira da Silva Moraes, recitava versos ao estilo de Bilac e sua mãe, D. Lydia, dedilhava o violão em saraus de família. O filho seguiu as duas vocações: a da música, já no Colégio Santo Inácio fazia suas primeiras composições ao lado dos irmãos Tapajós; e de poeta, já na Faculdade de Direito publicava seu primeiro livro, O Caminho para a Distância, ainda encharcado de metafísica. A carreira diplomática o deixou, por algum tempo, meio afastado da música. Em Los Angeles, onde serviu como cônsul por cinco anos, aproximou-se do cinema. É com a montagem do Orfeu da Conceição, o musical composto em parceria com Antonio Carlos Jobim nos anos 50, que o músico se define. Torna-se parceiro de Pixinguinha, de Carlos Lyra, de Baden Powell e de Edu Lobo.
A Bossa Nova o adota como uma espécie de "Guru". Em agosto de 1962, faz seu primeiro grande show na boate Au Bon Gourmet, ao lado de Tom Jobim e de João Gilberto. Ninguém mais o tirou dos palcos. Fora da diplomacia, Vinicius se torna também um "show-man", um cantor de voz estranha e afinada um homem feliz a pontuar suas músicas com divagações sobre a vida e histórias inesquecíveis. A parceria com Toquinho, que domina os últimos dez anos de sua vida, o lança em excursões e intermináveis circuitos universitários e o transforma numa estrela. Platéias da Argentina e da Itália, em especial, se dobram diante de Vinicius. O efeito em sua carreira poética é fulminante, porque poeta e músico se tornam um homem só. JOSÉ CASTELLO JORNALISTA.

Um Pouco da nossa História

No dia 14 de agosto de 1822, D. Pedro viajou para São Paulo para resolver um problema político. Deixou que D. Leopoldina, sua mulher, ficasse no poder durante sua ausência. Quando ele seguia para Santos, chegaram ao Rio de Janeiro ordens das Cortes: D. Pedro deveria voltar para Portugal naquele instante, José Bonifácio de Andrada e Silva, chefe do ministério brasileiro, recém formado por D.Pedro, deveria ser julgado, e um novo ministério seria criado para colocar ordem no país.
D. Leopoldina e José Bonifácio enviaram seus mensageiros com essa notícia a D. Pedro. Um deles encontrou-se com D. Pedro às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo. Era a tarde do dia 7 de setembro de 1822.
D. Pedro tinha que proclamar a independência para não ser feito prisioneiro das Cortes. Trinta e oito pessoas assistiram à cena: D. Pedro desembainhou a espada, ergueu-a para o alto e gritou:
INDEPENDÊNCIA OU MORTE!
A Guerra da Independência começou em 1822 e durou um ano.O primeiro país a reconhecer o Império Brasileiro foram os Estados Unidos, um ano depois da Guerra da Independência, em 1824. Depois foi a vez do México, em 1825. Contudo levou onze anos para o reconhecimento da independência do Brasil pelos países europeus.
O caso mais complicado foi a Inglaterra. Como a Inglaterra não queria prejudicar suas relações com Portugal, mas a independência do Brasil era benéfica para os negócios, ela fez com que D Pedro I pagasse 2 mil libras esterlinas a Portugal, como "indenização", e o dinheiro do empréstimo veio da própria Inglaterra. Fomos talvez o único país a pagar pela independência.

Você sabia... Rio de Janeiro



•Os primeiros portugueses que aportaram na baía da Guanabara perderam o fôlego diante de sua beleza extraordinária. Às margens da baía cresceu o Rio de Janeiro, a Cidade Maravilhosa. Nome de fantasia para uma combinação perfeita de mar, terra, clima e gente. Caldo agradável das culturas indígena, branca e negra, fermentado em grandioso cenário natural. Cidade cosmopolita, capital do Brasil por quase 200 anos, o Rio de Janeiro é um dos principais centros de cultura do país, com seus inúmeros cinemas, teatros, museus, salas de concerto, casas de show, galerias de arte e bibliotecas. Grande pólo gastronômico, os restaurantes da cidade oferecem inúmeras opções, da cozinha internacional a pratos típicos de todas as regiões do Brasil.
•Poucas cidades no mundo conseguem reunir, de forma tão despojada, todos os pequenos ícones que fazem da vida uma festa: praia, sol, samba, cerveja gelada, boa comida, futebol, gente bonita, ruas de curvas leves que desembocam em pequenas florestas tropicais.
•O Rio de Janeiro é pura modernidade, e é também um reencontro cotidiano com o passado. O barroco de igrejas e mosteiros, o art déco de fachadas residenciais bastante preservadas, a arquitetura modernista dos anos 50, tudo isso faz do Rio testemunha de sua própria história.
•O Rio é uma cidade que ecoa, que vibra. Com o batuque dos surdos, tamborins, pandeiros e cuícas, que marcam o compasso do Carnaval. Com a explosão de um gol no estádio do Maracanã, onde 170 mil pessoas torcem pela vitória dos times de futebol. Com a arrebentação das ondas nas pedras e com os estampidos coloridos da queima de fogos na virada do ano. O Rio pulsa em permanente celebração à vida.

Dia dos Pais

•A origem do Dia dos Pais
Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos.

•E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Bossa Nova

•Foi na década de 50 que surgiram os primeiros indícios do movimento musical que receberia o nome de Bossa Nova. Uma época em que a música popular brasileira perdia gradativamente o espaço, para os ritmos estadunidenses e caribenhos que vinham dominando o mercado fonográfico. A Bossa Nova nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mais especificamente, na Zona Sul, onde um público carioca que detinha poder econômico e cultural, amantes do jazz norte-americano e da música erudita buscava algo novo, que traduzisse seu modo de vida e que concordasse mais com seu bom gosto musical.
•O primeiro movimento musical brasileiro significativo nasceu por volta de 1958, quando os arranjos musicais foram revitalizados e a MPB adquiriu personalidade própria - "uma revolução nas estruturas rítmicas", segundo o músico Edu Lobo. Nesse mesmo ano, foram lançados os discos Canção do Amor Demais (Tom Jobim e Vinicius de Moraes) interpretada por Elizeth Cardoso, e Chega de Saudade, com o clássico de Tom e Vinicius de um lado, e Bim-Bom de João Gilberto do outro com sua batida de violão sincopada que surpreendeu a todos à sua época.
•Contudo, Antônio Carlos Jobim, Vinícius de Moraes e João Gilberto não são os três únicos nomes importantes da Bossa Nova, apesar de serem os mais lembrados. Candinho, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Nara Leão, Ronaldo Boscôli, Banden Powell, Luizinho Eça, os irmãos Castro Neves, Newton Mendonça, Chico Feitosa, Lula Freire, Durval Ferreira, Sylvia Telles, Normando Santos, Luís Carlos Vinhas, dentre outros, também fizeram a diferença.
•Em 1959, a Bossa Nova tornou-se mania nacional e, nos anos seguintes, conquistou o mundo. O Rio de Janeiro já passava por um momento de renascimento artísticos anos antes do surgimento da Bossa Nova, por isso também, a década de 50 é conhecida como, os anos dourados. Nesse período, o Brasil que crescia economicamente, viu refletido seu desenvolvimento em todas as áreas, como cinema, teatro, literatura, artes plásticas e outros.
•O movimento, embora tenha sido bem recebido pelo público jovem, não se tornou imune a críticas. Seus representantes eram acusados de elitistas e de se manterem alheios ao aspecto social. Porém, depois do espetáculo Opinião, os músicos e compositores juntaram às suas canções cheias de humor, ironia e nostalgia, engajamento e protesto. Nesse espetáculo, dois compositores de origem popular ganharam destaque, João do Vale e Zé Kéti. Mas, os jovens artistas de classe-média é que alçaram vôo fazendo músicas de protesto, como Marcos e Paulo Sérgio Vale, Geraldo Vandré, Théo de Barros, Rui Guerra, Oduvaldo Viana Filho, Ari Toledo e sobretudo Carlos Lyra e Sérgio Ricardo. Passada a incompreensão inicial, a Bossa Nova firmou-se no Brasil e ganhou o mundo.
•Bossa Nova deve sua origem a música norte-americana, no final dos anos 60, o caminho contrário começou a ser traçado. No ano seguinte, os jazzistas Coleman Hawkins, Zoot Sims e Herbie Mann ficaram fascinados com o ritmo brasileiro, e divulgaram a novidade em sua terra natal. Em 1962, o empresário norte-americano Sidney Frey veio ao Brasil convidar artistas para se apresentarem nos Estados Unidos. A briga para decidir quem iria subir aos palcos do Carneggie Hall foi acirrada, mas teve quem desdenhou. A partir de 1964, o espaço para a Bossa Nova foi sendo tomado por outras vertentes musicais, como o Tropicalismo. Mas, graças ao primeiro grande movimento musical brasileiro, a música popular estava profundamente revitalizada, abrindo caminho e influenciando novos artistas.

Alguns Brasileiros...




















Você sabia: Bahia



•“Bahia, terra da felicidade”, definiu um dos muitos poetas que se entregaram à paixão por essa terra, que “mais linda não há”, diz a canção popular. Bahia de Todos os Santos foi o nome dado pelos portugueses, em 1501, quando desembarcaram neste atracadouro natural, de águas azuis e protegidas dos ventos e da correnteza. Às suas margens fundaram a cidade que seria a primeira capital do Brasil, São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Ou simplesmente Salvador.
•A herança étnica e cultural africana, mais marcante em Salvador do que em qualquer outra capital do país, envolve a cidade em clima de alegria e magia. Os baianos são orgulhosamente negros (“afro”) na sua música e dança, em seus rituais e festas, nas suas vestes, na sua culinária, nas suas crenças e na sua religiosidade.
•Tamanha riqueza cultural, histórica e natural fez da Bahia o berço de muitos artistas e muitas artes. Diz-se que, quando baiano não está em festa, está se preparando para ela. Salvador ostenta um dos melhores carnavais do país, animado por enormes carros de som (trios elétricos) que levam verdadeiras multidões a segui-los, sem parar de dançar.
•Para além de Salvador, caminhos encantados, como a Linha Verde e a Rota do Descobrimento, conduzem a praias belíssimas, muita história, muita aventura e, sempre, muita festa.
NÃO PERCA:
•Pelourinho Onde está a síntese da história e da cultura da cidade. Este centro histórico foi considerado pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade por abrigar o maior conjunto arquitetônico barroco das Américas - são 600 edificações restauradas.
•Mercado Modelo O maior pólo de artesanato de Salvador. Construído em 1861 para ser o prédio da alfândega, hoje abriga 259 barracas que oferecem todo tipo de produção popular em couro, palha, tecido, madeira, rendas, pedras semi-preciosas e prata, além de doces, compotas e bebidas artesanais.
•O pôr-do-sol na Praia do Farol da Barra Um dos cartões postais da cidade não apenas pela beleza de seu cenário natural mas pela magia de ver a luz do farol substituindo a do sol nas águas da baía.
•Lagoa do Abaeté Caminhar na areia branca e molhar os pés nas águas escuras dessa lagoa mágica cercada de dunas onde se pode beber água de coco e respirar paz.
•Terreiro do Gantois Um dos mais tradicionais e conhecidos entre os cerca de 2000 terreiros de candomblé existentes na Bahia. Fica próximo do centro da cidade, em área bem urbanizada, segura e de fácil acesso. Subir a Colina Sagrada e pedir a benção ao padroeiro da cidade, Nosso Senhor do Bonfim. A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, de onde se tem uma vista espetacular da baía de Todos os Santos, fica no bairro da Ribeira e é local de peregrinação dos baianos.

•Comida baiana Com forte influência africana, é uma das mais típicas do Brasil. Moquecas (cozidos de peixes, camarões e outros frutos do mar fortemente condimentados), bobó de camarão (cozido com molho feito de mandioca), sarapatel (feito com miúdos de porco) e o vatapá (creme à base de amendoim) são alguns dos pratos mais famosos, servidos nos restaurantes especializados. Não se pode deixar de comer um delicioso acarajé, iguaria símbolo de Salvador. Em seus tabuleiros montados nas calçadas, as baianas preparam esse bolinho frito feito com massa de feijão, vatapá, camarão e pimenta.
•Itaparica A ilha em frente a Salvador guarda praias primitivas, de beleza ímpar. A travessia para a ilha é feita por ferry boats e por lanchas. Dependendo do tipo de embarcação a travessia para a ilha demora de 30 a 90 minutos.
•Costa do Sauípe Em uma ampla área de frente para o mar, na praia da Barra do Rio Sauípe, ficam 5 grandes hotéis de redes internacionais, pousadas e complexo de lazer e esportes. Campo de golfe de 18 buracos com estrutura profissional; conjunto de quadras de tênis e outras modalidades, e centro náutico com barcos, canoas e pranchas de windsurfe. Há também cavalgadas e centro de equitação. Além da hospedagem, o visitante pode optar por passar o dia e aproveitar os equipamentos comuns a todos os hotéis. Costa do Sauípe fica a 110 km do centro de Salvador, e a 76 km do aeroporto.
•Passeio à Praia do Forte É indescritível a emoção de observar uma gigantesca e pré-histórica tartaruga marinha despontar entre as ondas, caminhar pela areia, preparar um ninho e depositar os ovos para se reproduzir. Tempos depois, esses ovos eclodem em dezenas de tartaruguinhas, que correm para o mar ávidas de vida. Isso acontece na Praia do Forte, onde está instalada a sede de um projeto de preservação das tartarugas marinhas desenvolvido pelo governo brasileiro com apoio de instituições científicas e entidades privadas. Chega-se à Praia do Forte pela Estrada do Coco, uma rodovia litorânea que acompanha outras belas praias, como a de Arembepe, onde ainda se encontram hippies dos anos 70.
•INFRA-ESTRUTURA Salvador dispõe de uma ampla estrutura hoteleira, eficiente rede de comunicações e serviços de atendimento dentro dos melhores padrões internacionais, incluindo alguns resorts. Possui agencias de turismo receptivas que levam os turistas para passeios na cidade e em atrações de todo o estado. O centro de convenções tem capacidade para abrigar grandes eventos.
•COMO CHEGAR Salvador fica a 1550 km de Brasília, a 1730 km do Rio de Janeiro, e a 1960 km de São Paulo. Possui um moderno aeroporto, totalmente automatizado, que tem capacidade para receber aeronaves de todo porte com segurança, conforto e agilidade para os passageiros. Recebe ônibus das principais capitais do Brasil. As principais estradas de acesso são a BR-101 e a BR-116, que liga Salvador ao norte e sul do país.

Bruce Lee & Brandon Lee

•Biografia de Bruce Lee
•Nome de nascimento: Lee Jun Fan – Altura: 1.71 m
•Mini biografia: O maior símbolo de artes marciais do cinema, e uma figura importante na cultura popular moderna. Se não fosse pelo sensacional Bruce Lee e seus excelentes filmes no começo dos anos 70, pode-se conjecturar se o gênero de filmes de arte marcial teria penetrado e influenciado o cinema ocidental e sua audiência da maneira que o fez nas últimas três décadas.
•A influência do cinema de artes marciais da Ásia pode ser visto hoje em tantos outros gêneros de filme incluindo comédias, ação, drama, ficção científica, terror e desenho...e todos têm suas raízes no fenômeno que era Bruce Lee.
•Bruce Lee nasceu como "Lee Juan Fan" em Novembro de 1940 em São Francisco, filho de Lee Hoi Chuen, que cantava com a Ópera Cantonesa. Aproximadamente um ano depois de seu nascimento, a família voltou a Kowloon em Hong Kong e aos 5 anos de idade, o jovem Bruce começa a aparecer em papéis para criança em filmes menos importantes incluindo The Birth of Mankind (1946) e Fu gui fu yun (1948). Aos 12 anos de idade, Bruce começou a cursar a Faculdade La Salle, e mais tarde levou uma surra de uma gang de rua, que o inspirou a tomar aulas de artes marciais sob a supervisão de "Sifu Yip Man", que ensinou Bruce na estilo chun kung fu por um período de aproximadamente cinco anos (este foi o único treinamento em artes marciais formal que Lee recebeu). O talentoso e atlético Lee também tomou aulas em cha-cha e aos 18 anos ganhou um famoso campeonato de dança em Hong Kong.

•Biografia de Brandon Lee
•Nome de nascimento: Brandon Bruce Lee – Altura: 1.80 m
•Mini biografia: Brando Lee nasceu em 1 de Fevereiro de 1965, filho de Bruce Lee (ídolo da Arte Marcial) e de Linda Lee, e irmão de Shannon Lee. Em 1965 a família se mudou para Hong Kong onde Brandon se tornou fluente em Cantonês aos 8 anos de idade. Ele cursou a Faculdade Emerson em Massachusetts, uma faculdade de Boston orientada para Artes. Ele estudou Artes Marciais e teatro, como o seu pai. Em 1983 ele foi expulso da escola por mal comportamento, mas recebeu o seu diploma pela escola Miraleste. Ele atuou em "Rapid Fire", "Showdown Little Tokyo", e alguns outros filmes, incluindo "The Crow" . Ele recusou ofertas para atuar em "Dragon: The Bruce Lee story" (Dragão: A História de Bruce Lee). Bruce morreu (enquanto filmava) aos 32 anos, acredita-se que seu falecimento ocorreu devido a uma hemorragia cerebral. Brandon faleceu aos 28 anos de idade, filmando "The Crow" (O Corvo). Enquanto filmava uma cena, na qual ele era baleado repetidas vezes, o tampão de uma bala falsa (que havia sido disparada sem machucar) acidentalmente se instalou em sua espinha depois de perfurar o seu abdômen. Os médicos trabalharam desesperadamente por cinco horas, mas sem sucesso. Sua morte foi anunciada à 1:04 da tarde no dia seguinte. Ele estava para se casar com Eliza Hutton em 17 de Abril. Seu corpo foi enviado a Seattle onde foi enterrado ao lado de seu pai no Cemitério Lake View.

Dia 26 de Julho – dia dos Avós

Avós & Netos no mundo moderno... - Valeriano Luiz da SilvaDiz que os avós são pais duas vezes Chega fazer pro neto o que para o filho não fez E nesta vida de tanta correriaFalta algum tempero na famíliaFora de casa os pais correm atrás do pãoAs crianças quando não estão na escola estão na nataçãoHoje já não brincam de roda, estilingue ou de pião,Alguns vão pra escola de música de dança ou pra frente da televisãoMas existe uma saída que traz à criança certo vigorÉ a atenção dos avós com sua paciência e muito amorOs avós contam história inventam brinquedos na horaMuitos ficam chorando quando os netos vão emboraAté mesmo na fazenda ou na roçaAs crianças tiram leite, andam a cavalo ou na carroça,Pela liberdade que não têm em casaPerto dos avós elas criam asas
Os avós contam histórias de antigamente antes da televisãoDesperta nas crianças do passado grande visãoFalam de coisa interessante até do roceiro chamado doutor Contam que o médico naquele tempo
era um ambulante curador Os avós dão às crianças uma mercadoria muito cara Chamada tempo que para os pais tornou-se coisa raraPais e avós devem estar em harmoniaNão deixar os meninos criar certas manias O ponto de vista dos mais velhos pode enriquecer as crianças Proporcionando lhes carinho e trazendo segurança Mas deve evitar o risco do excesso de carinho e de ciúme E que ambas as partes tomem cuidado com a alteração dos costumes


A vovó mais velha do Brasil

A história de mais de um século de vida esperou na porta de casa. Os documentos comprovam que Maria Olívia da Silva tem 125 anos de idade. Paulistana de Itapetininga, ela nasceu em 1880. Casada duas vezes, teve 11 filhos naturais e 3 adotados. Onze já morreram. Hoje é o caçula, de 58 anos, adotivo, quem cuida da mãe.
O filho contou que um incêndio na antiga casa em que moravam destruiu todos os documentos da mãe. Mais tarde, uma nova certidão de nascimento de Maria Olívia foi tirada em Porecatu, no Paraná, onde foi morar na década de 70.
Depois de folhear os livros mais antigos, a chefe do cartório da cidade Martha Loecy encontrou o documento original, tirado há quase 30 anos.
“Ela nasceu em 28 de fevereiro de 1880. Legalmente, o que vale são esses documentos que comprovam que ela é de 1880” – disse Martha.
Ao longo da vida, dona Maria Olívia já passou por mais de dez lugares diferentes, mas nunca abriu mão da vida no campo. Sempre trabalhou na roça, principalmente nas lavouras de café.
Hoje, ao falar de sua própria historia, a memória lhe falta. Mas quem convive com ela não tem duvida da sua lucidez.
Esta mulher franzina, de aparência frágil, tem sido forte o suficiente para desafiar o tempo.
“Eu peço todo dia que Deus dê saúde para mim. Deus está me ajudando de ser feliz aonde eu vou” – concluiu dona Maria Olívia.
A dona Maria Olívia ainda pode se tornar a mulher mais velha do mundo. Ela tem dez anos a mais do que a atual recordista, uma holandesa de 115 anos.

DRAGON BOAT FESTIVAL 11 jun

Fifth Moon, Day 5 (June) Click for western date >>This Festival, also known as Tuen Ng Festival, commemorates the death of a popular Chinese national hero, Qu Yuan, who drowned himself in the Mi Lo River over 2,000 years ago to protest against the corrupt rulers. Legend says that as townspeople attempted to rescue him, they beat drums to scare fish away and threw dumplings into the sea to keep the fish from eating Qu Yuan's body.
•The real highlight of the festival is the fierce dragon boats racing in a lively, vibrant spectacle. Teams race the elaborately decorated dragon boats to the beat of heavy drums. The special boats, which measure more than 10 metres, have ornately carved and painted "dragon" heads and tails, and each carries a crew of 20-22 paddlers.
•Participants train in earnest for the competition. Sitting two abreast, with a steersman at the back and a drummer at the front, the paddlers race to reach the finishing line, urged on by the pounding drums and the roar of the crowds.
•Today, festival activities recall this legendary event. People eat rice-and-meat dumplings wrapped in bamboo leaves; and many look forward to swimming or even simply dipping their hands in the water.

Você sabia...

•Formação do Povo Participam da formação do povo brasileiro pessoas da raça branca, vindas da Europa; da raça negra, originárias da África; e da raça amarela, os indígenas nascidos no Brasil. A miscigenação é intensa desde o início da colonização. O pequeno número de mulheres brancas entre os colonizadores portugueses os leva a se relacionar com índias ou escravas negras, muitas vezes à força. Essa miscigenação dá origem a outros tipos raciais como o mulato, originado da miscigenação do branco com o negro; o caboclo ou mameluco, originado da miscigenação do branco com o amarelo; o cafuzo, originado da miscigenação do negro com amarelo. Os povos que vieram mais tarde para o Brasil, apesar de terem em muitos casos permanecidos em comunidades fechadas, também se miscigenaram.
•Cultura e Religião do povo Brasileiro O povo brasileiro descende de uma mistura de raças. Colonizadores portugueses, nativos e escravos africanos (na maioria originários de Yoruba e Quimbundu que, nos dias de hoje, correspondem a Nigéria, Benin e Angola) constituíram a base racial. Colonizadores franceses e holandeses também estiveram no nordeste do Brasil. No século XX, massas de imigrantes alemães, italianos, poloneses e japoneses acrescentaram novos elementos a essa mistura. Os brasileiros são, talvez, o povo mais miscigenado racialmente.

•Imigrantes O número de imigrantes no Brasil sempre foi maior do que o número de emigrantes. A imigração começa oficialmente quando Dom João VI promulga a lei que permite a posse de terras por estrangeiros, em novembro de 1808. O objetivo da lei é facilitar a ocupação do sul do país garantindo um território que despertava interesse dos castelhanos. Há interesse também em "branquear" a pele da população, na época majoritariamente negra. A presença dos imigrantes provoca mudanças na vida do país. Eles introduzem novos produtos e técnicas de cultivo, a noção de pequena propriedade, a economia de subsistência e as pequenas indústrias domésticas (têxtil, alimentícia, de couro e de cerâmica). Principais correntes - Os povos que mais imigraram para o Brasil são os alemães, austríacos, húngaros, eslavos, espanhóis, italianos, japoneses, sírios, libaneses e suíços alemães.
•Religião Não existe uma religião oficial no País. Quase 88% dos habitantes do Brasil são católicos. Contudo, aproximadamente vinte milhões de católicos também praticam algum tipo de culto ritual de origem africana. Existem ainda pelo menos cinco milhões de protestantes, entre os quais se incluem um número importante de luteranos, metodistas e episcopais e judeus. A maioria dos indígenas professam religiões tradicionais. A separação entre a Igreja e o Estado é formal e completa.

A origem da Festa de São João

Festa de São João
A noite é meu pé de ventoPrática da solidãoA rua é fria e serenaseus faróis ao relentoEstrelas de mercúrio e prataUm índio sem tribo vagavaEm pleno coração da mataBrilha nas poças de águaO fogo que a chuva apagouA noite é tão lindaA vida é tão belaSão João, acende a fogueira do meu coração

É verdade que os nordestinos é que fazem o melhor São João, mas não pense que foram eles os inventores dessa comemoração. Só para se ter idéia, os festejos juninos têm início ainda na Europa antiga, onde durante o solstício de verão - dia mais curto com noite mais longa do ano - era comemorado o início da colheita. Nessas festas eram oferecidas comidas, bebidas e animais ao deus Juno, da fertilidade, além da fogueira, para espantar os maus espíritos e as danças características da época. Com a difusão do catolicismo, os festejos se transformaram e acabaram homenageando os santos que nasceram no mesmo período da antiga festa.E no Brasil, como se formou essa tradição? Foram os jesuítas portugueses que trouxeram os festejos para cá. Mas antes, os índios já realizavam rituais também relacionados à agricultura, que aconteciam no mesmo período, para que a colheita fosse boa. Dessa mistura das comemorações dos índios com a dos jesuítas portugueses, as festas juninas foram ganhando forma e incorporando o famoso jeitinho brasileiro.Quer um exemplo? É só chegar o mês de junho que as cidades, na extensão do Ceará à Bahia, se enfeitam de balões, bandeirolas de papel colorido, além de montar sua tradicional fogueira.Mas em nenhum outro lugar a festa é tão grande quanto em Campina Grande, na Paraíba, e em Caruaru de Pernambuco: uma promete ter “o maior São João do Mundo", a outra garante que faz "o melhor São João do Brasil". É difícil escolher entre a maior e a melhor, mas o que interessa é que em ambas a animação é garantida.Para quem quer mesmo conhecer o forró tradicional, São Luis do Maranhão é a opção. Lá, a festa é movida a instrumentos antigos como a matraca e o pandeirão. A festa fica por conta da tradição folclórica como o bumba-meu-boi e o tambor de crioula.

Criancas Brincando...




Dia do Trabalho

A data internacional surgiu após protestos e mortes de operários
O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época. Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia. Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho. Fonte: IBGE / Ministério do Trabalho

Dia das Mães

A mais antiga comemoração dos dias das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães dos trabalhadores ingleses. Nesse dia, os trabalhadores, que normalmente viviam na casa dos empregadores, tinham folga e eram encorajados a passarem o dia em casa com as mães. Era chamado de "Mothering Day", fato que deu origem ao "mothering cake", um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo. Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada em 1872 pela escritora Júlia Ward Howe, autora de "O Hino de Batalha da República". Mas foi outra americana, Anna Jarvis, no Estado da Virgínia Ocidental, que iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Em 1905 Anna, filha de pastores, perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Anna quis que a festa fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas, com um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Finalmente, em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson (1913-1921), unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Em breve tempo, mais de 40 países adotaram a data.
“Não criei o dia das mães para ter lucro” O sonho foi realizado, mas, ironicamente, o Dia das Mães se tornou uma data triste para Anna Jarvis. A popularidade do feriado fez com que a data se tornasse um dia lucrativo para os comerciantes, principalmente para os que vendiam cravos brancos, flor que simboliza a maternidade. "Não criei o dia das mães para ter lucro", disse furiosa a um repórter, em 1923. Neste mesmo ano, ela entrou com um processo para cancelar o Dia das Mães, sem sucesso. Anna passou praticamente toda a vida lutando para que as pessoas reconhecessem a importância das mães. Na maioria das ocasiões, utilizava o próprio dinheiro para levar a causa a diante. Dizia que as pessoas não agradecem freqüentemente o amor que recebem de suas mães. "O amor de uma mãe é diariamente novo", afirmou certa vez. Anna morreu em 1948, aos 84 anos. Recebeu cartões comemorativos vindos do mundo todo, por anos seguidos, mas nunca chegou a ser mãe.

Cravos: símbolo da maternidade - Durante a primeira missa das mães, Anna enviou 500 cravos brancos, escolhidos por ela, para a igreja de Grafton, a igreja de sua mãe. Em um telegrama para a congregação, ela declarou que todos deveriam receber a flor. As mães, em memória do dia, deveriam ganhar dois cravos. Para Anna, a brancura do cravo simbolizava pureza, fidelidade, amor, caridade e beleza. Durante os anos, Anna enviou mais de 10 mil cravos para a igreja, com o mesmo propósito. Os cravos passaram, posteriormente, a ser comercializados.
No Brasil: O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Você sabia: Maranhão

Um dos lugares mais fantásticos do litoral brasileiro fica no Maranhão. É o mar de dunas que ocupa 70 quilômetros da costa e avança 50 quilômetros em direção ao interior. Essa formação revela paisagens incríveis feitas de inúmeras lagoas de águas verdes, que durante o período das chuvas contrastam com as montanhas de areia branca. Toda a área faz parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Visitar o parque é uma aventura que começa na pequena cidade de Barreirinhas de onde saem os passeios de barco pelo rio Preguiças. Lençóis Maranhenses Passeios pelas areias brancas e fofas das enormes dunas e banhos nas lagoas de águas límpidas abastecidas pelas chuvas (de dezembro a junho). A aventura pode se prolongar para quem deseja conhecer os povoados que ficam dentro da área dos Lençóis Maranhenses. São caminhadas que levam de oito horas a um dia e necessitam do acompanhamento de um guia experiente.

Dia do Indio

A música de Jorge Benjor diz que "todo dia era dia de índio", lembrando que os índios que viviam no Brasil eram donos da terra quando ele foi descoberto. Mas em outra estrofe, Benjor lembra que "agora ele só tem o dia 19 de abril".
Em 1940, no México, foi realizado o I Congresso Indigenista Interamericano, com a presença de diversos países da América e os índios, tema central do evento, também foram convidados. Como estavam habituados a perseguições e outros tipos de desrespeito, preferiram manter-se afastados e não aceitaram o convite. Dias depois, após refletirem sobre a importância do Congresso na luta pela garantia de seus direitos, os índios decidiram comparecer. Essa data, 19 de abril, por sua importância histórica, passou a ser o Dia do Índio, em todo o continente americano.
No Brasil, o então presidente Getúlio Vargas assinou o decreto nº 5.540, em 1943, determinando que o Brasil, a exemplo dos outros países da América, comemorasse o Dia do Índio em 19 de abril.

Como estao os indios no Brasil

•Estima-se entre um milhão e cinco milhões o número de índios que viviam no Brasil em 1500, na época do descobrimento. Outra estimativa é a de que esses nativos estavam distribuídos em 1.400 tribos, que falavam 1.300 línguas diferentes. Infelizmente, devido à precariedade de dados históricos, torna-se impossível precisar a totalidade da população indígena do Brasil em 1500.
•Além da população indígena identificada oficialmente, há 53 notificações de grupos isolados ainda não contatados pelo homem branco. Há na FUNAI, desde 1987, uma unidade destinada a tratar da localização e proteção dos índios isolados, cuja atuação se dá por meio de sete equipes, denominadas Frentes de Contato, atuando nos estados do Amazonas, Pará, Acre, Mato Grosso, Rondônia e Goiás.
•A maior parte da população indígena (27,5%) está concentrada no estado do Amazonas e, em seguida, no Mato Grosso e em Roraima. Em relação às áreas, o Amazonas também fica em primeiro lugar, com 35,7%, seguido pelo Pará e Roraima.
•Cabe aqui uma explicação mais detalhada sobre essas áreas. Segundo o Anuário Estatístico do Brasil 1999, publicado pelo IBGE, "terras indígenas" são os espaços físicos reconhecidos oficialmente pela União como sendo de posse permanente dos índios que as ocupam. Repare bem que o índio não é dono da terra, mas tem direito a fazer uso de tudo o que essa área contém: fauna, flora, água, jazidas etc.
•Esse tipo de ocupação tem como objetivo a preservação do hábitat e a garantia da sobrevivência físico-cultural dos grupos indígenas, reproduzindo, dessa forma, condições para a continuidade econômica e sociocultural da comunidade.

Descoberta do Brasil

A posse da terra

A esquadra portuguesa avista sinais de terra dia 21 de abril pela manhã, segundo a carta de Pero Vaz de Caminha: "...eram muita quantidade de ervas compridas a que os mareantes chamam botelho, assim como outras a que dão o nome de rabo de asno". Na manhã seguinte, 22 de abril, avistam aves e "... neste dia, a horas de véspera, houvemos vista de terra! Primeiramente de um grande monte, mui alto e redondo; e doutras serras mais baixas ao sul dele, e de terra chã..."

LOCAL DO DESEMBARQUE – Na manhã do dia 23, procuram uma área abrigada dos ventos para o desembarque — um porto seguro. Por muito tempo, esse local é confundido com a atual cidade de Porto Seguro, na Bahia. A partir de 1940, historiadores brasileiros e portugueses reestudam a questão e concluem que o verdadeiro local do desembarque é a baia Cabrália, ao norte da cidade de Porto Seguro.
PRIMEIRA MISSA E POSSE FORMAL – No dia 26 de abril, frei Henrique de Coimbra, capelão da esquadra, celebra a primeira missa na nova terra, no local hoje conhecido como Coroa Vermelha – na época um ilhéu, atualmente um promontório. Cabral toma posse formal do novo território em nome da casa real portuguesa em 1º de maio. No dia seguinte, a esquadra parte rumo às Índias. Uma nau volta a Portugal com as cartas dos pilotos, inclusive a de Caminha, que relatam a descoberta ao rei. Ficam em terra dois desertores e dois marinheiros com a missão de aprender a língua dos nativos.
OS NOMES DA NOVA TERRA – Considerada a princípio uma ilha, a nova terra recebe o nome de Vera Cruz. Desfeito o engano, é chamada de Terra de Santa Cruz. Em mapas da época e relatos de viagem aparece como Terra dos Papagaios, aves que os europeus consideram exótica, e de Terra dos Brasis, devido à abundância da árvore pau-brasil (Caesalpinia echinata).

Páscoa


O significado da Páscoa...
•A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.
•Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vêm da celebração do Pessach, ou Passover, a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.
•No português, como em muitas outras línguas, a palavra Páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
•A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

Seleção Brasileira em Hong Kong


Paraty


Paraty foi um importante centro comercial da época da colônia. Durante o século XVIII seu porto era utilizado para levar ao Rio de Janeiro o ouro descoberto em Minas Gerais. Depois, o café produzido no Vale do Paraíba seguia o mesmo caminho. Com a implantação da ferrovia entre São Paulo e Rio de Janeiro, no final do século XIX, a cidade foi sendo esquecida. Somente com a abertura de novas estradas rodoviárias, na década de 1970, foi redescoberta e começou a atrair turistas do mundo todo. Daquele período de riqueza, preservou-se um significativo conjunto de construções centenárias, entre sobrados, igrejas e capelas, típicas de uma cidade colonial brasileira. Um dos melhores programas em Paraty é justamente se hospedar em uma pousada do centro histórico, caminhar pelas ruas visitando igrejas e museus e curtir restaurantes e bares instalados nos casarões antigos. Não se deve deixar de conhecer os antigos caminhos que ligavam Paraty ao interior. São longas trilhas com cachoeiras no meio de exuberante Mata Atlântica. Localizada em uma baía com mar de águas azuis e límpidas, o litoral tem numerosas praias, algumas ainda primitivas e que abrigam vilas de pescadores. Há também passeios de barco e excelentes locais para mergulho em suas ilhas. Durante o ano ocorrem diversas festas populares na cidade, como o seu famoso Carnaval, a Procissão do Fogaréu, na Semana Santa, e a Festa do Divino, no mês de maio.

A brasileira típica

•A brasileira típica vai viver até os 73 anos• Ela mede 1,58 metro e pesa 61 quilos• Seu sutiã é tamanho 44• A maioria tem cabelo castanho e• 44% delas têm cabelo ondulado• 45% têm pele mista• 67% se casam, ela se casa entre 20 e 24 anos• Uma em cada quatro delas se divorcia• Ela tem 80 relações sexuais por ano, o que equivale a uma a cada quatro dias e meio• Ela tem o primeiro filho aos 26 anos, e em média, dois filhos• Duas em cada dez brasileiras fumam e três em cada dez tomam bebidas alcoólicas • A brasileira típica não faz ginástica• 44% têm o hábito de ir ao shopping • Ela usa calcinha de LycraTactel e estilo tanga• 65% delas julgam necessário possuir casa própria antes de ter filhos• Seis em cada dez brasileiras defendem a permanência da mulher em casa se o marido tiver boa renda • 60% das brasileiras defendem a produção independente de filhos
•• Metade das mulheres nunca faria cirurgia plástica • Metade delas não sai de casa sem maquiagem• Das que usam tintura, sete em cada dez pintam o cabelo de loiro• Ela gasta 46 reais por mês com produtos para o cabelo• Quatro em cada dez brasileiras dizem nunca estar satisfeitas com sua aparência
•Das que usam tintura, sete em cada dez pintam o cabelo de loiro• Ela gasta 46 reais por mês com produtos para o cabelo

Quatro em cada dez brasileiras dizem nunca estar satisfeitas com sua aparência
• 53% fazem dieta• 45% delas apontam a igualdade de oportunidades de trabalho entre os sexos como uma das principais mudanças para melhorar sua vida no novo milênio• 55% consideram a mulher mais competitiva que o homem• 44% das mulheres trabalham• 20,4% delas têm onze ou mais anos de estudo, contra 17,5% dos homens• Seis em cada dez trabalhadoras consideram sua ocupação apenas como um emprego, não como uma carreira• Uma em cada quatro mulheres que trabalham tem entre 30 e 40 anos• 24% acham melhor pedir aumento a uma mulher do que a um homem• 33% possuem conta corrente no banco e 24% têm caderneta de poupança• Metade das mulheres tem cachorro, 14% têm gato• 73,3% das que evitam a gravidez tomam pílula • 56% deixariam o companheiro viajar com sua melhor amiga• 74% já foram alvo de cantadas na rua• Sete em cada dez mulheres são católicas. Duas em cada três vão a algum culto religioso pelo menos uma vez por mês• Metade das brasileiras considera o desemprego o maior problema social do país• Uma em cada cinco brasileiras diz já ter sofrido violência física de algum homem• 6% das brasileiras já abortaram• Cerca de oito em cada dez vítimas de lesão por esforço repetitivo (LER) são mulheres • 5,1% das mulheres vivem sozinhas

Carnaval 2005

Dia Internacional da Mulher!

HÁ MUITO SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS POR TRÁS DESTA DATA
A partir da Revolução Francesa (1789), as mulheres passam a reivindicar abertamente igualdade de direitos. Em 1791, a francesa Olympe de Gouges lança a Declaração dos Direitos e da Cidadã. É condenada à morte e guilhotinada, em 1793, por “ter querido ser um homem de Estado e ter esquecido as virtudes próprias do seu sexo”.A mulher passa a trabalhar mais de 16 horas nas fábricas e recebe 60% menos que os homens. Em 8 de março de 1857, em Nova York, 129 tecelãs cruzam os braços pelo direito à jornada de dez horas. Violentamente reprimidas, se refugiam na fábrica. Patrões e policiais trancam portas e ateiam fogo. Todas morrem.Em 1910, na II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas, na Dinamarca, a ativista alemã Clara Zetkin propõe 8 de março como Dia Internacional da Mulher. Em 1911, mais de 1 milhão de mulheres se manifestam na Europa.No Brasil, em 1920, é criada a Liga pela Emancipação Intelectual da Mulher. Em 1932, a mulher tem direito a se candidatar e votar. Quatro anos depois, a bióloga Bertha Lutz elabora o Estatuto da Mulher, junto com a primeira deputada, Carlota Pereira de Queiroz.Em 2000, a Marcha Mundial das Mulheres mobiliza 161 países. No Brasil, hoje aproximadamente 30% das mulheres são chefes de família, mas ainda ganham em média 65% do valor dos salários dos homens.

Ano Novo Chinês (de 7 a 11 de fevereiro 2005)

藏掃帚  為何春節期間人們不掃地,甚至把掃帚藏起來呢?  相傳商人歐明經常祭獻彭澤湖神;湖神青洪君乃邀他往水晶宮答謝,並贈予「如願」。原來如願是個能願望變真的美麗姑娘,歐明因此暴富起來,且日漸驕橫。某年大年初一,如願起晚了床,歐明揮鞭就打,如願往笤帚裡一鑽,便永遠消失了。自此歐明家道中落。因此每到年初一,人們就忌掃地,怕「如願」從掃帚裡跑掉而使家道衰敗。
 
Vassouras guardadas (藏掃帚chong sou chau)
 
Por que razão as pessoas não varrem o chão no Ano Novo Chinês e guardam as vassouras nesta época festiva? Dizem, que um comerciante costumava ir sempre prestar homenagem ao "Deus do Lago". Um dia, este recompensou-o oferecendo-lhe uma linda rapariga chamada "Yu Yun" (este nome significa desejo concretizado). A "Yu Yun" consegue concretizar todos os desejos do comerciante. Assim o comerciante ficou muito rico e por isso tambem arrogante. Certa vez no 1o Dia do Ano Novo Chinês, o comerciante bateu a "Yu Yun". Esta muito triste escondeu-se na vassoura e desapareceu para sempre. A partir daí o comerciante ficou pobre. E devido a esta lenda que os chineses tem o uso de nao varrer o chão, escondendo a vassoura durante o Ano Novo Chinês, de forma a que o dinheiro não desapareca, mas sim entre em casa no Novo Ano.

História do Carnaval

Os festejos carnavalescos foram trazidos pelos portugueses com o nome de entrudo. Era uma brincadeira violenta, onde os foliões lançavam farinha, tinturas e até água suja. Foi proibida oficialmente e aos poucos as batalhas passaram a usar confete e serpentina.
Em Pernambuco, o entrudo português mudou ao assimilar as tradições africanas. No século XVII, escravos de organizações como a Companhia de Carregadores de Açúcar promoviam reuniões para a Festa de Reis, formando cortejos com bandeiras e improvisando cantigas ao ritmo de marcha. Juntos, as brincadeiras do entrudo e os cortejos de origem africana moldaram o festa pernambucana.
No século XIX, surgem o frevo e o passo, dando ao carnaval de Pernambuco uma identidade única no Brasil. A partir de então, operários urbanos organizaram as primeiras agremiações nos bairros populares.
No início, muitas corporações mantiveram identidade profissional: os caiadores desfilavam juntos, assim como os lenhadores. Mas, com o tempo, foram sendo criados clubes mais abertos, com nomes engraçados: Canequinhas Japonesas, Marujos do Ocidente, Toureiros de Santo Antonio.
Ao lado dos maracatus, dos ursos, dos caboclinhos, das escolas de samba, estes clubes, troças e blocos, unindo as influências européias, africanas e indígenas, transformaram o carnaval de Pernambuco no maior caldeirão cultural do Brasil.

Banco do Brasil

Para quem ainda não sabe, o Banco do Brasil (BB) em Hong Kong está sob novo comando desde Agosto 2004. Em substituição ao representante anterior, assumiu a chefia do escritório daquele Banco na região, o Sr. Paulo Ferreira. Também no exterior, a empresa adota uma política de renovação permanente em seu quadro de administradores. Com a experiência adquirida em quase 27 anos na área bancária e, tendo exercido diversas funções nas unidades do BB no Brasil, o novo representante dedicou esses 4 primeiros meses de sua gestão na tarefa de "reconhecimento do terreno" e planejamento. A partir de agora, com foco nos segmentos de bancos internacionais, subsidiárias de empresas brasileiras e multinacionais estrangeiras, além de brasileiros residentes na sua jurisdição, ele iniciará uma abordagem mais efetiva na busca por bons negócios para o Banco do Brasil. A área de atuação do escritório do BB em HK está passando por um processo de revisão, porém atualmente abrange, além das regiões de Hong Kong e Macau, os seguintes países: Taiwan, Malásia, Índia, Indonésia e Tailândia.
•Lembrando sempre que trata-se apenas de um escritório de representação e não de uma agência bancária, o novo gestor avisa que o escritório do BB está preparado para prestar informações e orientações à comunidade brasileira, tanto no que se refere a investimentos financeiros, como na remessa de dinheiro para o Brasil."Estamos convencidos de que, tanto o BB em HK como toda comunidade brasileira residente na região só têm a ganhar a partir de uma aproximação maior", afirma o Sr. Paulo.
•Paulo FerreiraRepresentanteBanco do Brasil S.A. - Hong Kong Representative OfficeUnit 3601, 36/F, Tower 2, Lippo Centre, 89 Queensway, Admiralty, Hong KongPhone: +852 2521.6411 - Fax: +852 2587.9990

Discurso do Ministro Brasileiro CRISTOVAM BUARQUE (nos EUA)

Durante um debate numa universidade nos Estados Unidos, o actual Ministro da Educação, CRISTOVAM BUARQUE, foi questionado sobre o que pensava da internacionalização da Amazónia (ideia que surge com alguma insistência nalguns sectores da sociedade americana e que muito incomoda os brasileiros).
Um jovem americano fez a pergunta, dizendo que esperava a resposta de um Humanista e não de um Brasileiro. Esta foi a resposta do Sr. Cristovam Buarque:
"De fato, como brasileiro eu simplesmente falaria contra a internacionalização da Amazónia. Por mais que nossos governos não tenham o devido cuidado com esse património, ele é nosso. Como humanista, sentindo o risco da degradação ambiental que sofre a Amazónia, posso imaginar a sua internacionalização, como também de tudo o mais que tem importância para a humanidade.
Se a Amazónia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro... O petróleo é tão importante para o bem-estar da humanidade quanto a Amazónia para o nosso futuro. Apesar disso, os donos das reservas sentem-se no direito de aumentar ou diminuir a extracção de petróleo e subirou não o seu preço.
Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado. Se a Amazónia é uma reserva para todos os seres humanos, ela não pode ser queimada pela vontade de um dono, ou de um país. Queimar a Amazónia é tão grave quanto o desemprego provocado pelas decisões arbitrárias dos especuladores globais. Não podemos deixar que as reservas financeiras sirvam para queimar países inteiros na volúpia da especulação.
Antes mesmo da Amazónia, eu gostaria de ver a internacionalização de todos os grandes museus do mundo. O Louvre não deve pertencer apenas à França. Cada museu do mundo é guardião das mais belas peças produzidas pelo génio humano. Não se pode deixar esse património cultural, como o património natural Amazónico, seja manipulado e destruído pelo gosto de um proprietário ou de um país.

Não faz muito tempo, um milionário japonês, decidiu enterrar com ele, um quadro de um grande mestre. Antes disso, aquele quadro deveria ter sido internacionalizado. Durante este encontro, as Nações Unidas estão realizando o Fórum do Milénio, mas alguns presidentes de países tiveram dificuldades em comparecer por constrangimentos na fronteira dos EUA. Por isso, eu acho que Nova York, como sede das Nações Unidas, deve ser internacionalizada. Pelo menos Manhatan deveria pertencer a toda a humanidade. Assim como Paris, Veneza, Roma, Londres, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, cada cidade, com sua beleza específica, sua história do mundo, deveria pertencer ao mundo inteiro. Se os EUA querem internacionalizar a Amazónia, pelo risco de deixá-la nas mãos de brasileiros, internacionalizemos também todos os arsenais nucleares dos EUA. Até porque eles já demonstraram que são capazesde usar essas armas, provocando uma destruição milhares de vezes maior do que as lamentáveis queimadas feitas nas florestas do Brasil. Nos seus debates, os actuais candidatos à presidência dos EUAtêm defendido a ideia de internacionalizar as reservas florestais do mundoem troca da dívida. Comecemos usando essa dívida para garantir que cadacriança do Mundo tenha possibilidade de COMER e de ir à escola.Internacionalizemos as crianças tratando-as, todas elas, não importando opaís onde nasceram, como património que merece cuidados do mundo inteiro. Ainda mais do que merece a Amazónia. Quando os dirigentes tratarem as crianças pobres do mundo como um património da Humanidade, eles não deixarão que elas trabalhem quando deveriam estudar, que morram quando deveriam viver. Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazónia seja nossa. Só nossa! "
ESTE DISCURSO NÃO FOI PUBLICADO.

Brasil: País tropical

País predominantemente tropical, o Brasil apresenta belezas naturais inesgotáveis. São 8,5 milhões de km² de verdadeiros cartoes postais. De norte a sul do país há inúmeras opcoes para quem realmente quer ter momentos de lazer e êxtase. São 7.367 km de praias deslumbrantes, 134 parques naturais e uma imensa selva amazônica, que se mesclam no país de maior biodiversidade do planeta. Não faltam opções para quem deseja praticar o ecoturismo. E, ao lado de todo esse espetáculo da natureza estão os centros urbanos que, com suas peculiaridades arquitetônicas, oferecem ao turista uma enorme variedade de programas artísticos, culturais e gastronômicos. As cidades históricas, muitas delas tombadas pela Unesco como patrimônios da humanidade, trazem ao visitante muito da memória do Brasil. O caminho percorrido ainda é curto. Falta um longo caminho a avançar. Nos últimos, o número de turistas estrangeiros cresceu de 1,85 milhões para 4,8 milhões; as receitas cambiais turísticas aumentaram quase 100% de crescimento. Os desembarques em vôos nacionais obtiveram um incremento de quase 3 vezes. Entretanto ainda estamos aquém do nosso potencial. Ainda estamos atrás países geograficamente menores e com menos atrativos, mas com investimentos superiores. O retorno financeiro em arrecadação e em incremento do comércio por si só justificaria o investimento destinado ao setor. Entretanto as maiores possibilidades de transformação induzidas pelo turismo estão no campo social. Existe uma máxima no setor que diz: a cidade só é boa para o turista se for boa para o cidadão. Os bons roteiros do Brasil vendem mais do que belas paisagens, vendem qualidade de vida. Nossas reais possibilidades turísticas só serão alcançadas se introduzirmos mudanças profundas em outras áreas, como: educação, saneamento, segurança, e saúde. Para trazer visitantes dispostos a partilhar nossas belezas naturais, o Brasil investe no que tem de melhor. A sua gente. E, esse é apenas o começo de uma longa viagem. Uma viagem que modificará para sempre a vida de todos. Visitantes e cidadãos. Uma viagem para um país belo e pacífico. Um país imenso em possibilidades. Um país tão grande e acolhedor quanto o sorriso do seu povo.

Tsunami

Tsunami é uma série de ondas marítimas geradas por qualquer distúrbio brusco e em larga escala que ocorra nos oceanos. A maior parte dos tsunamis é gerada por maremotos, mas eles também podem ser causados por erupções vulcânicas, deslizamentos de terra e impactos de metoros.Em 1963, o termo tsunami foi adotado internacionalmente para descrever esse fenômeno natural. Palavra japonesa, é a combinação dos caracteres tsu (porto) e nami (onda). O fenômeno muitas vezes é chamado de ondas de maré, mas as marés nada têm a ver com a formação dos tsunamis.
•CHINESE FESTIVALS Experiencing a major Chinese festival in Hong Kong is an enchanting and mesmerising adventure.
•Hong Kong's major traditional festivals are colourful and noisy affairs, at which thousands upon thousands of people turn out to join the celebrations. Fireworks, festive feasting, lion and dragon dancers, incense smoke, Chinese opera, mah jong, fortune-telling, carnivals and parades come together in a variety of combinations to create a uniquely festive atmosphere seen nowhere else in the world.
•The festivals are among the best ways to experience the unique culture of this modern East-meets-West destination. There are festivals throughout the year that you are sure to enjoy.
•Join a tour group to get the best seats in the house during any of the city's festivals.

Chinese New Year 9 Feb
Birthday of Che Kung 10 Feb
Spring Lantern Festival 23 Feb
Ching Ming Festival 5 Apr
Birthday of Tin Hau 1 May
Cheung Chau Bun Festival 15 May
Birthday of Lord Buddha 15 May
Birthday of Tam Kung 15 May
Dragon Boat Festival 11 Jun
Birthday of Kwan Tai 29 Jul
Seven Sisters Festival 11 Aug
Yue Laan (Hungry Ghost) Festival 19 Aug
Mid-Autumn Festival 18 Sep
Monkey God Festival 19 Sep
Birthday of Confucius 30 Sep
Chung Yeung Festival 11 Oct
Dong Zhi (Winter Solstice) Festival 22 Dec

Você Sabia...

Apresentada em Beijing a versão chinesa da obra do escritor
brasileiro Machado de Assis
BEIJING -- A versão chinesa do livro "Contos Escolhidos, O Alienista e outras histórias", do já falecido escritor brasileiro Machado de Assis, foi apresentada nesta capital.
Li Junbao, especialista da Editora de Línguas Estrangeiras da China, realizou a tradução da referida obra do autor sul-americano, considerado uma das maiores figuras literárias da língua portuguesa, apresentada no sábado passado na sede da embaixada brasileira em Beijing.
Neste livro foram selecionados seis contos do famoso romancista entre suas três antologias (Várias histórias, Relíquias da casa velha e Papéis festivos), criadas no final do século XIX e início do XX.
Fundador da Academia Brasileira de Letras (1897), Machado de Assis é reconhecido como o maior cronista da vida urbana brasileira, pois conferiu um novo sentido à literatura de seu país, com um método que consiste em interpretar a condição humana a partir da observação de pessoas do próprio tempo.
Nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de 1908. Participaram da apresentação do livro nesta capital, Luiz Augusto de Castro Neves, embaixador do Brasil em Beijing, José Tadeu de Moraes, presidente da Samarco (empresa mineradora brasileira e a maior exportadora de bolsa de ferro para China), representantes das embaixadas de Portugal, México e Estados Unidos, além de instituições locais e dezenas de empresários.
Tanto Castro Neves como José de Moraes destacaram em seus discursos a importância, além das atividades comerciais, dos intercâmbios culturais entre Brasil e China.
FONTE: Boletim Xinhua

Alma Brasileira

O indivíduo é a sua memória. O que define sua personalidade são suas lembranças de infância, o que experimentou, o que sentiu. Aqueles sabores, sons, cores, fases de vida, sofrimentos, lutas, derrotas, vitórias, superações. São estas recordações da vida que definem a personalidade de cada um. Da mesma forma, é a memória coletiva que molda a vida de uma nação, que define sua cultura. É a soma destas individualidades que definem o brasileiro e o Brasil.
A preservação da cultura brasileira e de suas raízes é primordial para construção da nossa identidade. Nós somos a nossa cultura. Somos barrocos, Aleijadinhos, Sacis. Somos índios, negros, europeus. Somos cordel, maracatu, samba, atabaque, capoeira. Estamos descritos nos versos de Drummond, de Quintana, de Bilac. Somos Macunaíma. Temos as nossas Vidas Secas. Vivemos nos Sertões. Este é o nosso RG, o nosso curriculum vitae, está impresso nas digitais da alma brasileira. Só assim nos reconhecemos e seremos reconhecidos. Com uma cultura forte e viva enfrentaremos a globalização sem esquecermos que somos brasileiros.