domingo, novembro 27, 2005

Você sabia: Bahia



•“Bahia, terra da felicidade”, definiu um dos muitos poetas que se entregaram à paixão por essa terra, que “mais linda não há”, diz a canção popular. Bahia de Todos os Santos foi o nome dado pelos portugueses, em 1501, quando desembarcaram neste atracadouro natural, de águas azuis e protegidas dos ventos e da correnteza. Às suas margens fundaram a cidade que seria a primeira capital do Brasil, São Salvador da Bahia de Todos os Santos. Ou simplesmente Salvador.
•A herança étnica e cultural africana, mais marcante em Salvador do que em qualquer outra capital do país, envolve a cidade em clima de alegria e magia. Os baianos são orgulhosamente negros (“afro”) na sua música e dança, em seus rituais e festas, nas suas vestes, na sua culinária, nas suas crenças e na sua religiosidade.
•Tamanha riqueza cultural, histórica e natural fez da Bahia o berço de muitos artistas e muitas artes. Diz-se que, quando baiano não está em festa, está se preparando para ela. Salvador ostenta um dos melhores carnavais do país, animado por enormes carros de som (trios elétricos) que levam verdadeiras multidões a segui-los, sem parar de dançar.
•Para além de Salvador, caminhos encantados, como a Linha Verde e a Rota do Descobrimento, conduzem a praias belíssimas, muita história, muita aventura e, sempre, muita festa.
NÃO PERCA:
•Pelourinho Onde está a síntese da história e da cultura da cidade. Este centro histórico foi considerado pela Unesco Patrimônio Cultural da Humanidade por abrigar o maior conjunto arquitetônico barroco das Américas - são 600 edificações restauradas.
•Mercado Modelo O maior pólo de artesanato de Salvador. Construído em 1861 para ser o prédio da alfândega, hoje abriga 259 barracas que oferecem todo tipo de produção popular em couro, palha, tecido, madeira, rendas, pedras semi-preciosas e prata, além de doces, compotas e bebidas artesanais.
•O pôr-do-sol na Praia do Farol da Barra Um dos cartões postais da cidade não apenas pela beleza de seu cenário natural mas pela magia de ver a luz do farol substituindo a do sol nas águas da baía.
•Lagoa do Abaeté Caminhar na areia branca e molhar os pés nas águas escuras dessa lagoa mágica cercada de dunas onde se pode beber água de coco e respirar paz.
•Terreiro do Gantois Um dos mais tradicionais e conhecidos entre os cerca de 2000 terreiros de candomblé existentes na Bahia. Fica próximo do centro da cidade, em área bem urbanizada, segura e de fácil acesso. Subir a Colina Sagrada e pedir a benção ao padroeiro da cidade, Nosso Senhor do Bonfim. A Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, de onde se tem uma vista espetacular da baía de Todos os Santos, fica no bairro da Ribeira e é local de peregrinação dos baianos.

•Comida baiana Com forte influência africana, é uma das mais típicas do Brasil. Moquecas (cozidos de peixes, camarões e outros frutos do mar fortemente condimentados), bobó de camarão (cozido com molho feito de mandioca), sarapatel (feito com miúdos de porco) e o vatapá (creme à base de amendoim) são alguns dos pratos mais famosos, servidos nos restaurantes especializados. Não se pode deixar de comer um delicioso acarajé, iguaria símbolo de Salvador. Em seus tabuleiros montados nas calçadas, as baianas preparam esse bolinho frito feito com massa de feijão, vatapá, camarão e pimenta.
•Itaparica A ilha em frente a Salvador guarda praias primitivas, de beleza ímpar. A travessia para a ilha é feita por ferry boats e por lanchas. Dependendo do tipo de embarcação a travessia para a ilha demora de 30 a 90 minutos.
•Costa do Sauípe Em uma ampla área de frente para o mar, na praia da Barra do Rio Sauípe, ficam 5 grandes hotéis de redes internacionais, pousadas e complexo de lazer e esportes. Campo de golfe de 18 buracos com estrutura profissional; conjunto de quadras de tênis e outras modalidades, e centro náutico com barcos, canoas e pranchas de windsurfe. Há também cavalgadas e centro de equitação. Além da hospedagem, o visitante pode optar por passar o dia e aproveitar os equipamentos comuns a todos os hotéis. Costa do Sauípe fica a 110 km do centro de Salvador, e a 76 km do aeroporto.
•Passeio à Praia do Forte É indescritível a emoção de observar uma gigantesca e pré-histórica tartaruga marinha despontar entre as ondas, caminhar pela areia, preparar um ninho e depositar os ovos para se reproduzir. Tempos depois, esses ovos eclodem em dezenas de tartaruguinhas, que correm para o mar ávidas de vida. Isso acontece na Praia do Forte, onde está instalada a sede de um projeto de preservação das tartarugas marinhas desenvolvido pelo governo brasileiro com apoio de instituições científicas e entidades privadas. Chega-se à Praia do Forte pela Estrada do Coco, uma rodovia litorânea que acompanha outras belas praias, como a de Arembepe, onde ainda se encontram hippies dos anos 70.
•INFRA-ESTRUTURA Salvador dispõe de uma ampla estrutura hoteleira, eficiente rede de comunicações e serviços de atendimento dentro dos melhores padrões internacionais, incluindo alguns resorts. Possui agencias de turismo receptivas que levam os turistas para passeios na cidade e em atrações de todo o estado. O centro de convenções tem capacidade para abrigar grandes eventos.
•COMO CHEGAR Salvador fica a 1550 km de Brasília, a 1730 km do Rio de Janeiro, e a 1960 km de São Paulo. Possui um moderno aeroporto, totalmente automatizado, que tem capacidade para receber aeronaves de todo porte com segurança, conforto e agilidade para os passageiros. Recebe ônibus das principais capitais do Brasil. As principais estradas de acesso são a BR-101 e a BR-116, que liga Salvador ao norte e sul do país.

Nenhum comentário: