quinta-feira, maio 11, 2006

Empresário de Rio Preto é seqüestrado na China

Empresário de Rio Preto é seqüestrado na China

Dono da Fogos Xingu, em Rio Preto, fica quatro dias refém de seqüestradores no sul do país; ferido, ele está internado

Ricardo Boni - 26.nov.05



O empresário Vralden Porto, dono da Fogos Xingu, em Rio Preto, foi seqüestrado no início da semana no sul da China, segundo a Embaixada brasileira em Pequim. Porto viajou ao país no dia 18 para tratar de negócios no país asiático.

Ele foi libertado ontem, por volta das 6h, horário de Brasília, depois do pagamento de resgate pela família em Rio Preto. Os familiares acreditam que Porto foi vítima de uma quadrilha internacional de seqüestradores chineses.

Mas, como o Brasil não possui nenhum tratado de cooperação com o governo chinês, nem a Polícia Federal nem a Interpol haviam sido comunicadas do episódio. Há pouco mais de um mês, um grupo de três chineses fez uma visita a Porto em Rio Preto.

O empresário mostrou ao trio —que se passava por donos de fábricas de fogos de artifício na China— sua residência e as instalações de sua empresa em Rio Preto e Mirassol. A Xingu é a maior indústria de fogos de artifício do Brasil.

Porto foi então convidado pelo grupo a retribuir a visita na China, o que fez no dia 18. Lá, foi levado para Guangzhou, maior cidade da província de Cantão, no sul do país. Na noite de domingo, dia 23 (manhã no Brasil), os chineses levaram Porto para um local ermo nos arredores da cidade.

Disseram que o rio-pretense iria assistir a um show pirotécnico. Porém, quando chegaram ao local, seqüestraram o empresário. Porto foi mantido refém do grupo por quatro dias, até as 17h de ontem (6h da manhã, no horário de Brasília), após a família ter pago resgate, conforme foi apurado pelo BOM DIA.

O valor pago não foi revelado pela família. O empresário foi duramente agredido pelos seqüestradores. Ao ser solto, apresentava hematomas por todo o corpo, além de vários dentes quebrados.

Como Porto sofre há algum tempo de problemas cardíacos, ele foi internado em um hospital de Guangzhou e não pôde retornar ao Brasil ontem, como estava previsto pela embaixada. Segundo funcionários da representação diplomática, o empresário está consciente e passa bem.

A previsão é de que ele tenha alta hoje e volte ao Brasil em seguida. A viagem dura 26 horas.
Sem comunicação. A ausência de um tratado de cooperação entre os governos brasileiro e chinês dificulta a troca de informações sobre os seqüestradores, segundo o delegado-chefe da Polícia Federal de Rio Preto, Renaldo Vicente Lino.

A unidade da PF na cidade só deve entrar no caso se for acionada pela Interpol. O BOM DIA entrou em contato com as unidades da Interpol em São Paulo e Brasília, mas informaram desconhecer o caso. Familiares de Porto já teriam comunicado a polícia internacional.

Empresa é maior exportadora de fogos

Um dos barracões da Xingu, que produziu o réveillon de 210 cidades neste ano

Luís Fernando Manzoli
luismanzoli@bomdiariopreto.com.br

A Fogos Xingu, empresa do rio-pretense Vralden Porto, seqüestrado na China no último domingo, é a maior exportadora de fogos de artifício do Brasil. A companhia vende material pirotécnico e suporte técnico para shows a países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile, Canadá, Estados Unidos e Austrália. A empresa também domina o mercado interno.

No ano passado, a Fogos Xingu organizou o show de fogos no réveillon de 210 cidades do país, incluindo duas capitais. Há três anos a empresa rio-pretense é responsável pela festa de fim-de-ano do Rio de Janeiro, a maior e mais conhecida do país.

São 50 funcionários que trabalham em Rio Preto. A empresa também tem uma unidade em Santo Antônio do Monte (MG). No ano passado a fábrica importou 300 toneladas de explosivos da China para produzir os festejos.


Tradição

A Fogos Xingu existe há 30 anos no Brasil e prepara fogos de artifício e shows pirotécnicos para ambientes internos e externos. Além de festas para as cidades, a empresa tem mais de 20 clientes fixos.

São companhias nacionais e multinacionais que operam no Brasil e utilizam os serviços da Fogos Xingu para eventos próprios.

27/4/2006

Nenhum comentário: